Propriedade e Posse imobiliária

Qual a diferença entre propriedade e a posse de um imóvel?
Dr. Daniel Martins Cardoso - Especialista em Direito Imobiliário

A diferença entre ter a posse e a propriedade de um imóvel.

Em nosso dia a dia é natural encontrar muita confusão quanto ao significado e conteúdo da propriedade e posse que uma pessoa pode exercer sobre certo imóvel, bem como, há aqueles que confundem a propriedade com a posse, como se tivessem o mesmo significado.

Por isso se faz necessário distinguir os conceito de propriedade e posse imobiliária; a começar pela distinção das formas pelas quais se adquirem os bens móveis e os bens imóveis, bem como, as formas que ocorrem a posse sobre estes bens.

Bem Móvel x Bem Imóvel

Propriedade e posse de bem móvel

a principal forma de aquisição da propriedade móvel se dá pela tradição, que se constituí no ato pelo qual alguém entrega um bem móvel a outra pessoa; geralmente por força de um negócio havido entre eles como a compra e venda, doação etc. Por força da tradição, ocorre também a posse que o adquirente passa a exercer sobre o bem móvel que recebe, como “poder e exercício que esta pessoa tem de fato sobre o bem, inerente à propriedade que lhe foi transferida”. De certa forma, é possível afirmar que a propriedade e a posse sobre bem móvel se confundem pela força da “tradição”.

Propriedade e posse de bem imóvel

a aquisição da propriedade imóvel se dá pelo registro do título aquisitivo no Registro de Imóveis, sendo a forma mais comum, o registro da Escritura Pública na Matrícula Imobiliária. Diferentemente, a posse sobre o bem imóvel, como “poder e exercício que esta pessoa tem de fato sobre o imóvel” não depende necessariamente do registro do título aquisitivo, pois, a posse pode já ter ocorrida anteriormente, ou será conferida ao adquirente posteriormente pela “imissão na posse”, popularmente conhecida por “entrega e ocupação do imóvel”.

Além disso, no caso de bens imóveis, existem muitos casos em que aqueles que têm a posse (possuidores) de um imóvel, não são proprietários e sequer têm vínculos com os proprietários deste imóvel (aqueles que têm seu nome na Matrícula Imobiliária).

Portanto, a posse é uma situação de fato e ela independe da propriedade. A posse é apenas o exercício de alguns poderes que o possuidor tem sobre um imóvel e; assim é protegida pelo nosso ordenamento jurídico, através de medidas judiciais especiais, como as ações possessórias (manutenção de posse, reintegração de posse e interdito proibitório) etc.

CONCEITO E ELEMENTOS DA PROPRIEDADE

A propriedade é o direito que a pessoa física ou jurídica tem de usar, gozar (fruir), dispor de um bem ou reivindica-lo de quem injustamente o possua. O proprietário pode, em relação ao bem ou coisa:
a) USAR: consiste na faculdade de o dono servir-se da coisa e utilizá-la da maneira que entender mais conveniente;
b) GOZAR: (ou fruir) compreende o poder de perceber os frutos naturais e civis da coisa e aproveitar economicamente os seus frutos;
c) DISPOR: direito de transferi-la ou aliená-la a outrem a qualquer título, desde que condicionado ao bem-estar social;
d) REAVÊ-LOS de quem os possua injustamente ou o direito de reivindicá-los das mãos de quem injustamente o detenha ou possua.

CLASSIFICAÇÃO DA POSSE

a) direta: é a posse exercida diretamente pelo possuidor sobre a coisa.
b) indireta: é a posse que o proprietário conserva, por ficção legal, quando o exercício da posse direta é conferido a outrem, em virtude de contrato ou direito real limitado. As posses direta e indireta coexistem, como no caso da posse do locador (indireta) e do locatário (direta) sobre o mesmo imóvel.
c) justa: é a posse que não for clandestina (ou não ostensiva), nem violenta (aquela obtida à força), nem precária (aquela cedida a título provisório).
d) injusta: é a posse clandestina, violenta e precária.
e) de boa fé: se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo impeditivo do seu exercício.
f) de má-fé: ocorre quando o vício não é ignorado.
g) titulada: é a posse amparada por justo título. Justo título significa qualquer ato jurídico que, em tese, seria hábil a conferir direito de propriedade, se não contivesse, porém, um determinado defeito. Presume-se de boa fé quem tem justo título. Entende-se melhor a posse que se fundar em justo título (um contrato particular, por exemplo).
h) não titulada: é a posse que não tem justo título.
i) contínua: é a posse permanente.
j) descontínua: é a posse em que houve alguma interrupção.
k) exclusiva: ocorre quando há apenas um possuidor da coisa toda.
l) composse: ocorre quando há mais de um possuidor da coisa toda, em partes ideais não localizadas (ex. condomínio de terra não dividida ou demarcada).
m) velha: é a posse de mais de 1 ano e 1 dia.
n) nova: é a posse de menos de 1 ano e 1 dia.

Atos e negócios jurídicos que envolvem imóveis

Tal como é possível a transferência, aquisição e perda da propriedade imobiliária, é possível também a transferência, aquisição e perda da posse imobiliária, em razão de que a “posse” tem proteção legal em nosso ordenamento jurídico.
Por isso, os atos que envolvem a transferência, a aquisição e perda da propriedade e da posse sobre imóveis, bem como, as ações judiciais que visam a proteção da propriedade e da posse sobre imóveis, deve contar sempre com a participação de um advogado imobiliário.

Qual a real diferença de posse e propriedade no Direito?

Posse e propriedade são conceitos diferentes no campo do direito. 

Propriedade é o direito de usar, gozar e dispor de uma coisa, além do direito de reavê-la de quem a detenha injustamente. 

Já a posse é a detenção ou o exercício de fato de algum dos poderes inerentes à propriedade. Ou seja, a posse é a relação de fato com a coisa, enquanto a propriedade é a relação de direito. 

É possível ter a posse de uma coisa sem ser o proprietário, como no caso de um contrato de locação. 

O escritório de advocacia do Dr. Daniel Martins Cardoso é especializado em processos do direito imobiliário e pode te ajudar em questões relacionadas à posse e propriedade.

Dr. Daniel Martins Cardoso - Advogado Imobiliário em Santo André e Região

Advogado Especialista em Direito Imobiliário - Advogado Imobiliário no Grande ABC

Contato

Se tiver alguma dúvida, entre em contato.

WhatsApp

    captcha

    Dr. Daniel Martins Cardoso
    Dr. Daniel Martins
    Olá!
    Está procurando por Especialista em Direito Imobiliário?
    Escreva abaixo.
    botão whatsapp
    botão whatsapp