(11) 99761-0506 / (11) 4432-3321

Consultoria e Assessoria Jurídica

Consultoria Jurídica para esclarecer suas dúvidas e Assessoria Jurídica para solucionar seus problemas
Dr. Daniel Martins Cardoso - Especialista em Direito Imobiliário

Consultoria ou Assessoria Jurídica?

Muitos confundem a figura de um consultor com a de um assessor é importante estabelecer as diferenças entre estes dois serviços para saber qual o tipo de profissional e serviço a ser contratado em cada caso.

Tanto os consultores, como os assessores são contratados como solucionadores de problemas.

O consultor é contratado para solucionar um problema específico auxiliando o contratante a tomar decisões orientando-o e sugerindo-lhe soluções, não interferindo de maneira prática nas diligências e atividades que envolvem a questão.
De outro modo, o assessor é contratado para solucionar ou um problema específico ou processos e atividades de uma empresa, se envolvendo operacionalmente com o problema e interferindo diretamente nos processos, diligências e atividades que envolvem a questão.

Consultoria Jurídica

A consultoria é um serviço de esclarecimento de dúvidas, orientação e aconselhamento que uma pessoa ou empresa necessita em relação a um caso, problema ou situação específica. Nesse sentido, o consultor contratado é um profissional especializado em uma determinada área do conhecimento e auxilia o contratante a tomar decisões orientando-o e sugerindo soluções, mas, não interferindo de maneira prática nas diligências e atividades que envolvem a questão.

Como exemplo, a consultoria jurídica se constitui do serviço prestado por um advogado especialista numa determinada área do Direito, por exemplo, um advogado imobiliário, que pode esclarecer dúvidas, orientar e aconselhar as partes envolvidas num negócio imobiliário, auxiliando seus clientes no esclarecimento de assuntos sobre legislação, ajudando-os a cumprir determinados requisitos legais e a evitar problemas futuros ou evitar complicações legais.

Outro exemplo de consultoria jurídica imobiliária é aquela prestada pelo advogado imobiliário para imobiliárias e corretores autônomos que necessitam de esclarecer dúvidas e questões jurídicas específicas que surgem em decorrência das diversas atividades de intermediação própria da corretagem imobiliária.

Assessoria Jurídica

A assessoria é um serviço de assistência e auxílio técnico científico que uma pessoa ou empresa necessita para a solução de um problema, bem como de processos e atividades inerentes à uma área de uma empresa. Nesse sentido, o assessor contratado é um profissional especializado em uma área do conhecimento e presta auxílio ao contratante em todo o processo de desenvolvimento e execução de serviços, ou seja, o assessor se envolve operacionalmente com o problema, interferindo diretamente nos processos, diligências e atividades que envolvem a questão.

Como exemplo, a assessoria jurídica se constitui do serviço prestado por um advogado especialista numa determinada área do Direito, por exemplo, um advogado imobiliário, que é contratado pelas partes envolvidas num negócio imobiliário, para além de esclarecer dúvidas, elaborar minutas e contratos, providenciar e analisar documentos, acompanhar escrituras públicas e registros etc.

Outro exemplo de assessoria jurídica imobiliária é aquela prestada pelo advogado imobiliário para imobiliárias e corretores autônomos que contratam o advogado para auxiliá-los na solução das diversas questões jurídicas que surgem em decorrência de atividades de locação e administração de imóveis, como a cobrança de alugueis pela via extrajudicial ou judicial etc.

Diferenças entre Consultoria e Assessoria

As principais diferenças entre a consultoria e a assessoria se referem ao tratamento dado pelo profissional em cada caso ou problema a ser solucionado, de modo que, na maioria das vezes, o consultor é contratado para solucionar um problema específico e, assim, após solucioná-lo rapidamente, a consultoria é finalizada. De outro modo, o assessor é geralmente contratado por um prazo maior para ajudar a diagnosticar problemas na estrutura de uma empresa, bem como, assessorar a empresa quanto aos problemas que frequentemente surgem em razão da atividade desenvolvida pela empresa, atuando junto aos clientes, fornecedores e colaboradores de maneira que possa resolvê-los.

Portanto, é altamente aconselhável para as empresas do tipo imobiliária que possuam um departamento jurídico próprio ou terceirizado que possa servir como consultoria e assessoria jurídica imobiliária, considerando que a complexidade relativa aos negócios imobiliários exige um conhecimento profundo e especializado de um profissional da área, principalmente de um advogado imobiliário que pode dar o respaldo jurídico necessário às partes envolvidas num negócio imobiliário, proporcionando a adequada análise de riscos e segurança relativos ao negócio.

Consultoria e Assessoria para Corretores e Imobiliárias

Consultoria e Assessoria para Imobiliárias

Conheça os serviços de consultoria e assessoria jurídica para Imobiliárias. Advocacia Preventiva e Litigiosa para sua empresa.

Consultoria e Assessoria para Corretores Autônomos

Corretor, você também pode ter acesso a consultoria e assessoria jurídica, dando mais segurança jurídica para seus negócios.

Contato

Se tiver alguma dúvida, entre em contato.

Fones

(11) 99761-0506
(11) 4432-3321

Localização

Rua Gastão Vidigal, 23, sala 14
Jardim Bela Vista
Santo André – SP
CEP 09041-180

10 + 4 =